Páginas

Música Brasileira

"Não é bom para o homem estar só mas ele está só, mesmo assim, ele espera e está só, ele adia e está só, só ele sabe que mesmo adiando chegará."
Natan Zach

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Alegoria da Caverna

MichaelKenna-a sOoL!!
"Platão criou uma imagem memorável para as falsas crenças e ilusões de que não raro sofremos. Ele escreveu que somos todos como habitantes de uma caverna, acorrentados ao solo, olhar voltado para sombras que percorrem uma parede, sombras que tomamos por realidades.

O primeiro homem a escapar da caverna da ilusão em que, segundo Platão, vivemos é o filósofo, aquele dentre nós que consegue perceber que vivemos, de certa forma, vidas de ilusão, aprisionados por sombras e correntes que não foram criadas por nós. Ao voltar à caverna com seu estranho relato de outras realidades, ele será aclamado por alguns e vaiado por outros. Tendemos a nos acomodar às nossas ilusões. Assim, somos facilmente ameaçados por quaisquer relatos estranhos de realidades maiores. Mas o verdadeiro filósofo tenta libertar o máximo de companheiros cativos, para que vivam nas realidades mais amplas e brilhantes que residem além dos estreitos limites de suas percepções costumeiras.

Esta é uma imagem viva da derradeira tarefa da filosofia. Sua meta é libertar-nos da ilusão e ajudar-nos a captar as realidades mais fundamentais.

Sob que ilusões você está vivendo agora?
Que coisas você valoriza sem realmente terem a importância que você lhes atribui?
Que coisas realmente valiosas você pode estar ignorando?
Que suposições você faz sobre sua vida que podem se basear em aparências, em vez de realidades?

A maioria das pessoas está acorrentada por todo tipo de ilusão. A filosofia, quando bem praticada, pretende nos ajudar a romper esses grilhões. (...)"

Tom Morris

Um comentário:

Anônimo disse...

Sob que ilusões estamos vivendo agora?Que suposições sobre a vida que podem-se basear sómente em aparências,em vez de realidades? Paremos de nos questionar porque todas essas respostas estão dentro de nós,basta sermos bons "parteiros"e todas essas perguntas,todos os Enigmas serão decifrados se tivermos força de vontande para gostarmos de nós e não viver uma vida de ilusões...

GONÇALO