Páginas

Música Brasileira

"Não é bom para o homem estar só mas ele está só, mesmo assim, ele espera e está só, ele adia e está só, só ele sabe que mesmo adiando chegará."
Natan Zach

domingo, novembro 06, 2005

Pense!

"Há sempre pessoas prontas a dizer-nos o que queremos, a explicar-nos como nos vão dar essas coisas e a mostrar-nos no que devemos acreditar. As convicções são contagiosas e é possível convencer as pessoas de praticamente tudo. Geralmente, estamos dispostos a pensar que os nossos hábitos, as nossas convicções, a nossa religião e os nossos políticos são melhores que os delas (...)
É por causa de idéias sobre o que os outros são, ou quem somos nós, ou o que os nossos interesses e direitos exigem que fazemos guerras ou oprimimos os outros de consciência tranqüila, ou até aceitamos por vezes sermos oprimidos.
Quando estas convicções implicam no sono da razão, o despertar crítico é o antídoto.
A reflexão permite-nos recuar, ver que talvez a nossa perspectiva sobre uma dada situação esteja distorcida, ou seja, cega, ou, pelo menos, ver se há argumentos a favor dos nossos hábitos, ou se é tudo meramemte subjetivo. Fazer isto bem é pôr em prática mais alguma engenharia conceitual. A reflexão pode ser encarada como uma coisa perigosa, visto que não podemos saber à partida onde nos conduzirá."

Simon Blackburn

Nenhum comentário: