Páginas

Música Brasileira

"Não é bom para o homem estar só mas ele está só, mesmo assim, ele espera e está só, ele adia e está só, só ele sabe que mesmo adiando chegará."
Natan Zach

sábado, janeiro 07, 2006

Sobre ser breve

JeffreyConley-a sOoL!!"Quando se escreve é não somente para ser compreendido, mas também para não o ser. Um livro não fica diminuído pelo fato de um indivíduo qualquer o achar obscuro: ... As regras delicadas de um estilo ... são feitas para afastar, para manter a distância, para condenar o acesso de uma obra; para impedir alguns de compreender, e para abrir o ouvido aos outros...

Quanto a mim, digo-o aqui para nós, não permitirei nem à minha ignorância nem à minha vivacidade que me impeçam de vos ver claramente, ó meus amigos: ... Porque me sirvo dos problemas profundos como se fossem banhos frios: mal entro, saio logo. Este método, há-de dizer-se, impede de descer o suficiente, de ir ao fundo? trata-se de superstição de hidrófobo ... falam sem experiência. Ah! se soubessem como o frio torna as pessoas ágeis! ... E de resto, diga-se de passagem: acreditais realmente que uma coisa se mantenha obscura porque não fizemos mais do que aflorá-la, deitar-lhe um olhar de passagem, lançar-lhe uma vista de olhos de passagem? ... Há pelo menos certas verdades ... que só é possível apanhá-las de surpresa: é surpreender ou largar... Enfim a minha exigência tem outra vantagem: ... sou forçado a ser muitas vezes rápido para que me compreendam ainda mais rapidamente.

Eis o que diz respeito à minha brevidade; já o mesmo não sucede tão brilhantemente com a minha ignorância, que não dissimulo. ... O que vem a ser necessário para que um espírito se alimente? Nenhuma fórmula pode responder à pergunta, mas ... Não é a gordura que um bom dançarino pretende obter da sua alimentação ... e não conheço nada que um filósofo goste mais do que ser um bom dançarino".

Friedrich W. Nietzsche

Um comentário:

Destinyth disse...

Tentarei ser breve...se bem que não é da minha natureza. Confesso a minha ignorância sobre Nietzsche e sua obra. Esse texto me fez pensar sobre o que precisa o espírito. Precisará ele de alimento quando aparece uma sensação de vazio, uma ansiedade inexplicável, uma infelicidade sem motivo aparente? Qual alimento o saciará? Não é fórmula, mas considero simples, o que te trouxer respostas, te der prazer e satisfizer as suas necessidades. O alimento do espírito é uma "dieta" extremamente individual, não faz mal a saúde e te permite "dançar" como se estivesse levitando.