Páginas

Música Brasileira

"Não é bom para o homem estar só mas ele está só, mesmo assim, ele espera e está só, ele adia e está só, só ele sabe que mesmo adiando chegará."
Natan Zach

segunda-feira, outubro 31, 2005

O Eu e o Tu.

Entre os poderes que recebeu o cérebro, conta-se o mais decisivo de todos eles, a saber, a criação da comunicação entre os homens, a que nós chamamos o "discurso".

Foi então que cada um de nós pôde tomar-se a si próprio como objeto do seu próprio discurso, ou seja, desenvolver a sua consciência de existente. Mas esse discurso só podia existir numa rede de troca e de partilha.

Essa rede coletiva é, assim, o ponto de partida da consciência individual. O que gosto de resumir com a fórmula (...):
"Eu digo eu porque outros me disseram tu."

O espírito é pura e simplesmente o ponto de chegada da aventura da matéria. Não tem origem senão no conjunto do cosmos (...) a consciência pessoal só viceja se se enraizar numa consciência colectiva; porque a minha consciência é o caminho percorrido na companhia das outras consciências.

Albert Jacquard

Nenhum comentário: